A Rede de Dança do Ceará apresenta-se como um programa voltado para a formação, a criação e a difusão em dança envolvendo grupos, instituições, artistas e agentes culturais atuantes no seguimento. Com o objetivo de levar ações voltadas para a integração e aperfeiçoamento de artistas e aprendizes atendidos pela rede, a sua atuação tem foco nas cidades de Itapajé, Quixadá, Tabuleiro do Norte e Trairi.
A busca por uma formação humana e educacional une os integrantes da Rede em seu comprometimento com suas comunidades. A Rede de Dança do Ceará é, portanto, uma ferramenta importante de incentivo para futuros jovens e adultos conscientes, ativos, socialmente envolvidos e inseridos no mercado artístico e de trabalho.
São realizados cursos básicos e aperfeiçoamento em dança e espetáculos, de livre acesso para toda a comunidade. As instituições integrantes contam com profissionais de longa experiência no campo artístico, com sólida base pedagógica, contribuindo para o fomento e reflexão na área de dança e na sua difusão regional e nacional.
Eixos de atuação:
Formação – A Rede de Dança do Ceará oferece cursos básicos para as comunidades onde está inserida de forma gratuita, além disso, aposta no aperfeiçoamento constante do quadro de professores pertencentes às instituições que a compõem.
Criação – O estimulo à criação é fomentado pela Rede de Dança por meio da possibilidade de manutenção das escolas e companhias abrangidas pela rede, tendo como ponto de relevância, o intercâmbio proporcionado a partir da integração de diferentes instituições de ensino e criação em dança.
Difusão – O projeto aponta a difusão como importante vetor diretamente relacionada aos demais eixos, uma vez que possibilita o fomento à criação, a introdução de novos atores no cenário da dança – apartir da formação – e a disseminação e circulação entre a comunidade residente nos municípios sede e região.