O Movimento Cênico é um projeto residente do Estado do Ceará que promove a arte pelo Estado unindo ações de formação e criação voltadas para o segmento da dança. O projeto beneficia artistas-criadores com o oferecimento de residência artística para a criação de espetáculos montados em um processo colaborativo.
As instituições cearenses que participam do projeto têm vasto histórico de ensino, pesquisa, criação e produção no campo da dança, sendo elas: Arreios Cia de Dança, de Trairi; Cia de Dança Ciclos, de Tabuleiro do Norte; Cia Anagrama, de Fortaleza; Cia de Dança Rastro, de Quixadá; Cia de Dança de Itapajé e, da mesma cidade, a bailarina e coreógrafa Nazaré Rocha.
A intenção é sempre ampliar a abrangência geográfica e a descentralização das ações, além de atuar como potencializador da multiplicação dos conhecimentos e fortalecer os espaços e equipamentos culturais já existentes.
A Mostra Movimento Cênico apresenta ao público 6 experimentos artísticos criados pelas companhias de dança que integram a Rede de Dança do Ceará.
As seis companhias convidadas produziram seus materiais a partir de suas vivências na “Residência de Análise do Movimento e Composição Cênica” com o coreógrafo e bailarino Luiz Fernando Bongiovanni na Escola de Dança de Paracuru.
Participante especial desta edição do projeto Movimento Cênico, Luiz Fernando Bongiovanni, é bailarino, professor e coreógrafo. Nesta entrevista, ele fala um pouco de sua história, seu processo criativo, sua participação no projeto e também sobre o momento que a dança está passando neste período de pandemia.
# ACESSIBILIDADE#
Para que a entrevista possa alcançar todos os públicos, as falas de Bongiovanni foram transcritas. Clique no botão e baixe a transcrição.
Primeira fase da Residência de Análise do Movimento e Composição Cênica com o coreógrafo Luiz Fernando Bongiovanni em Paracuru com Cia Anagrama, Cia Ciclos e Cia de Dança de Itapajé.
Segunda fase da Residência de Análise do Movimento e Composição Cênica com o coreógrafo Luiz Fernando Bongiovanni em Paracuru com Cia Rastro, Associação Arreios e Nazaré Rocha.
Processo de construção individual dos trabalhos coreográficos nas cidades de cada companhia
Mostra de abertura de processo das criações de cada companhia na plataforma de vídeo Zoom
Mostra aberta para o público na plataforma YouTube (Virtual)
A Mostra Movimento Cênico acontecerá nos dias 13, 14 e 15 de maio (quinta, sexta e sábado) a partir das 19h30 no canal do YouTube da Quitanda Soluções Criativas.
A programação dos três dias será composta inicialmente pelo lançamento dos vídeos dos trabalhos de cada companhia, seguida por uma mesa de debate em formato de live.
CIA. CICLOS (MEDO DO DESCONHECIDO E BENEVOLÊNCIA)
E CIA. ANAGRAMA (CABEÇA DE NÓS TODES)
19h30: Lançamentos dos trabalhos das companhias
20h: Mesa de debate com os integrantes das companhias.
CIA. RASTRO (ESPELHADO) E CIA. ARREIOS (CORPO MAR)
19h30: Lançamentos dos trabalhos das companhias
20h: Mesa de debate com os integrantes das companhias mediada.
CIA. DE DANÇA DE ITAPAJÉ (CONFLITOS) E NAZARÉ
ROCHA (CORPO BRINCANTE)
19h30: Lançamentos dos trabalhos das companhias
20h: Mesa de debate com os integrantes das companhias.
SIGA O MOVIMENTO CÊNICO NAS REDES SOCIAIS