Slide CRIAÇÃO,
REDES E
POÉTICAS
DA DANÇA

Movimento Cênico:

Criação, Redes e Poéticas da dança

O Movimento Cênico é um projeto residente do Estado do Ceará que promove a arte pelo Estado unindo ações de formação e criação voltadas para o segmento da dança. O projeto beneficia artistas-criadores com o oferecimento de residência artística para a criação de espetáculos montados em um processo colaborativo.

As instituições cearenses que participam do projeto têm vasto histórico de ensino, pesquisa, criação e produção no campo da dança, sendo elas: Arreios Cia de Dança, de Trairi; Cia de Dança Ciclos, de Tabuleiro do Norte; Cia Anagrama, de Fortaleza; Cia de Dança Rastro, de Quixadá; Cia de Dança de Itapajé e, da mesma cidade, a bailarina e coreógrafa Nazaré Rocha.

A intenção é sempre ampliar a abrangência geográfica e a descentralização das ações, além de atuar como potencializador da multiplicação dos conhecimentos e fortalecer os espaços e equipamentos culturais já existentes.

Slide CONHEÇA AS CIAS PARTICIPANTES! Cia de Dança
Arreios do Trairi
Criada em 1998, Arreios Cia de Dança Contemporânea teve início na região semi-árida localizada no Distrito de Gualdrapas, Trairi. Atualmente a Cia conta com 5 bailarinos intérpretes criadores que desenvolvem seus processos criativos a partir de danças cênicas contemporâneas.

Desde de 2008, a Arreios abraça o universo do mar, trazendo para a cena uma ambientação composta por corpos esculpidos e desenhados pelos ventos, mares e marola. A Cia de Dança Arreios apresentou o espetáculo CORPO MAR.
SINOPSE
O mar é um convite à contemplação, à pesca, à festa e à reza.
O pescador, homem de corpo cansado, valente, esperançoso e historiador.
Pescador que madruga, caminha, pesca, oferta e presenteia.
Pescador, corpo mar transformador, sagrado, que arrasta a rede, trazendo benção e esperança.
O barco cheio, a jangada repleta e o landuá carregado. Trago o alimento, a vida, o sonho e o sustento.
FICHA TÉCNICA
Direção: Victor Jesus
Edição: Erick Dias
Figurino: Sávio Santos
Trilha sonora: Dorival Caymmi
Dançarino: Sávio Santos, Victor Jesus e Erick Dias
Realização: Arreios Cia de Dança
Apoio: ADAT e Rede de Dança do Ceará
Agradecimento: Professor e coreógrafo: Luiz Fernando Bongiovanni
Slide CONHEÇA AS CIAS PARTICIPANTES! Cia de Dança
Anagrama de Fortaleza
Fundada em 2008, a companhia tem foco na pesquisa em dança negra contemporânea. Em seu pouco tempo de existência, a Cia Anagrama, já ganhou editais da secultfor, apresentou-se na Bienal de dança do Ceará, no Fendafor, dentre outras. Tem como diretor o Artista Rubéns Lopes, que já compôs o quadro de eventos locais, nacionais e internacionais

Para o projeto Movimento Cênico, a Cia apresentou o trabalho: CABEÇA DE NÓS TODES.

SINOPSE
A obra trata do universo dançante evocado pelas nossas memórias. Quais as danças que nos dançam desde antes de entrarmos numa sala de aula de dança?

Que memórias em/com/pela dança o corpo carrega de antes do processo colonizador gerado pelas aulas de dança uropeizadas/embranquecidas?
FICHA TÉCNICA
Direção: Rubéns Lopes
Elenco: Carina Santos, Rubéns Lopes e Vic Andrade
Figurino: Cia Anagrama
Sonoplastia: Cia Anagrama
Cenário: Cia Anagrama
Orientação Coreográfica: Luiz Fernando Bongiovanni
Slide CONHEÇA AS CIAS PARTICIPANTES! Cia de Dança Rastro A companhia, que existe a 18 anos, trabalha com jovens e adultos de forma gratuita onde usa a dança contemporânea como um mecanismo de transformação de vidas no sertão central do Ceará

Para o projeto Movimento Cênico, a Cia apresentou o trabalho ESPELHADO.
SINOPSE
A obra traz o fragmento de um estudo do ser dançante.

Se trata de uma forma de dançar, espelhando-se em uma outra pessoa, ou até mesmo em si. Compreender que cada um carrega sua dança dentro de si, que pode ser individual ou coletiva. Nuance que cada movimento chega a um indivíduo, e como isso reverbera no corpo, transforma-se em dança, conectada.

A Cia de Dança Rastro tenta, nesta perspectiva, transbordar o espelhado. Espelhando a dança que cada um carrega dentro de si.
FICHA TÉCNICA
Orientação coreográfica: Luiz Fernando Bongiovanni
Concepção e Direção: Gerlídia Tavares
Intérpretes criadores: Gerlídia Tavares, Eduardo Ferreira, Renato Marques
Sonoplastia: Música Contre qui rose
Compositor: Leonardo Gonçalves
Álbum: Sentido
Figurino: Gerlidia Tavares
Fotografia: Fernando Lessa
Slide CONHEÇA AS CIAS PARTICIPANTES! Cia de Dança de Itapajé A Cia foi um projeto pensado para dar condições de melhoramento e aperfeiçoamento aos artistas que seguem a dança no município de Itapajé.

A companhia sustenta uma proposta forte de transmitir moldes de responsabilidade entre seus membros, além de ter uma proposta onde dá espaço para o protagonismo juvenil e contribui para a formação de cidadãos conscientes.

Para o projeto Movimento Cênico, a Cia apresentou o trabalho: CONFLITOS.
SINOPSE
Somos corpos múltiplos, em constante ‘’CONFLITO’’ que fala do tempo, da cidade e de
nós. ‘’CONFLITO’’ passeia pelo território afetivo de histórias pessoais e coletivas, e cheia de marcas físicas, mas também espirituais.

Tratamos aqui do nosso lugar de feitura, de experiências e de movimentos, de corpos que se formam e se constroem para dar razão de ser ao mundo.
FICHA TÉCNICA
Direção: Filipe Evans
Coreografia: Cleber Alves e Filipe Evans
Edição: Filipe Evans
Trilha: Andy Stott – Cherry Eye
Slide CONHEÇA AS CIAS PARTICIPANTES! Coreógrafa e bailarina
Nazaré Rocha
Natural do Ceará, Nazaré Rocha iniciou sua formação como bailarina na Cia de Dança de Mangará em 2001.

Atuante na dança há 20 anos, Nazaré tem um trabalho amplo que abrange desde danças lúdicas, populares, ballet clássico, até dança contemporânea que junta jogos teatrais e corporais. Atualmente ela atua como bailarina, coreógrafa, e contadora de histórias.

Para o projeto Movimento Cênico, a bailarina apresentou o trabalho: CORPO BRINCANTE.
SINOPSE
O imaginário é a essência de quem brinca, é o encantamento nos olhos de quem o percebe na alegria de um rodopio, num ritmo... no riso que contagia.

Brincar é coisa de gente que leva a vida a sério, é vida que pulsa, corpo que se recriar; realidade e fantasia, pessoa e personagem, dois mundos que se encontram quando o corpo deixa a alma brincar.
FICHA TÉCNICA
Orientação coreográfica: Luiz Fernando Bongiovanni
Criadora e Intérprete: Nazaré Rocha
Concepção e criação de figurino e adereços: Nazaré Rocha
Assistência Técnica e de Direção: José Evangelista
Paisagem sonora:
· Rabeca/Choro Pixinguinha
· Batuque de Luanda - Quinteto Armorial
Fotografia: José Evangelista
Slide CONHEÇA AS CIAS PARTICIPANTES! Cia de Dança Ciclos Criada por Duaram Gomes, a Cia Ciclos é atuante em Tabuleiro do Norte desde 2001, sendo a primeira companhia de dança contemporânea a se consolidar no município. Trabalha na formação de bailarinos, concepções e criação de espetáculos; produção de eventos e projetos sociais de dança.

A companhia movimenta a dança contemporânea no município, forma público e divulga essa manifestação artística a fim de democratizar "artes" de modo inclusivo.

Para o projeto Movimento Cênico, a Cia apresentou dois trabalhos: MEDO DO DESCONHECIDO E BENEVOLÊNCIA.
SINOPSE | BENEVOLÊNCIA
“O crescer para vida liberta e abandona. No voo se perde a firmeza do chão para enfrentar instabilidades diversas, o pouso reprime a liberdade fluida que o vento permite.

O filho nasce para se despedir de seu pai, o pai cuida para deixá-lo partir e ambos viverem em certa solidão. Pessoas vivem dicotomias, sonhos
compartilhados com características distintas que os tornam sujeitos autônomos em corpos e interdependentes em afetos e sentimentos.

O pai luta para que seu filho siga seu rumo, mas, que fique ao seu lado; o filho tem seus próprios sonhos que o faz em desapego. O pai sente, treme, sofre com a partida, que não tem o olhar para trás.
Slide CONHEÇA AS CIAS PARTICIPANTES! SINOPSE | MEDO DO DESCONHECIDO
“O estranho ocupa um espaço de um certo desconhecido, de um lugar não familiar que movimenta medos, receios de se transfigurar para se fazer pertencente no mudo que dizem possuir ter forma definida.

O mundo é diverso, múltiplo, estranho pela diferença e comum pelos conflitos que se atravessam. Está no mundo, neste mundo, se trata de um exercício perpétuo de resiliência sobre o caminhar em solos espinhos e floridos.

O medo pode ser visto como autopreservação; o medo também é um propulsor de emoções, promove contenções que quando rompidas resultam em explosões de sensações”
FICHA TÉCNICA
Coreografia: Samuel Moreira, Duaram Gomes e Davi Sousa
Bailarinos: Samuel Moreira, Duaram Gomes e Davi Sousa
Filmagem: Alice Kelly

A Mostra Movimento Cênico apresenta ao público 6 experimentos artísticos criados pelas companhias de dança que integram a Rede de Dança do Ceará.

As seis companhias convidadas produziram seus materiais a partir de suas vivências na “Residência de Análise do Movimento e Composição Cênica” com o coreógrafo e bailarino Luiz Fernando Bongiovanni na Escola de Dança de Paracuru.

Confira uma entrevista com
o Coreógrafo e Bailarino

Luiz Bongiovanni!

Participante especial desta edição do projeto Movimento Cênico, Luiz Fernando Bongiovanni, é bailarino, professor e coreógrafo. Nesta entrevista, ele fala um pouco de sua história, seu processo criativo, sua participação no projeto e também sobre o momento que a dança está passando neste período de pandemia.

Confira o vídeo!

# ACESSIBILIDADE#
Para que a entrevista possa alcançar todos os públicos, as falas de Bongiovanni foram transcritas. Clique no botão e baixe a transcrição.

CRONOGRAMA RESIDÊNCIA ARTÍSTICA

09/02 a 20/02

Primeira fase da Residência de Análise do Movimento e Composição Cênica com o coreógrafo Luiz Fernando Bongiovanni em Paracuru com Cia Anagrama, Cia Ciclos e Cia de Dança de Itapajé.

25/02 a 04/03

Segunda fase da Residência de Análise do Movimento e Composição Cênica com o coreógrafo Luiz Fernando Bongiovanni em Paracuru com Cia Rastro, Associação Arreios e Nazaré Rocha.

05/03 a 10/04

Processo de construção individual dos trabalhos coreográficos nas cidades de cada companhia

11/04

Mostra de abertura de processo das criações de cada companhia na plataforma de vídeo Zoom

13/05 a 15/05

Mostra aberta para o público na plataforma YouTube (Virtual)

PROGRAMAÇÃO DA MOSTRA

A Mostra Movimento Cênico acontecerá nos dias 13, 14 e 15 de maio (quinta, sexta e sábado) a partir das 19h30 no canal do YouTube da Quitanda Soluções Criativas.

A programação dos três dias será composta inicialmente pelo lançamento dos vídeos dos trabalhos de cada companhia, seguida por uma mesa de debate em formato de live.

13/05

CIA. CICLOS (MEDO DO DESCONHECIDO E BENEVOLÊNCIA)
E CIA. ANAGRAMA (CABEÇA DE NÓS TODES)
19h30: Lançamentos dos trabalhos das companhias
20h: Mesa de debate com os integrantes das companhias.

14/05

CIA. RASTRO (ESPELHADO) E CIA. ARREIOS (CORPO MAR)
19h30: Lançamentos dos trabalhos das companhias
20h: Mesa de debate com os integrantes das companhias mediada.

15/05

CIA. DE DANÇA DE ITAPAJÉ (CONFLITOS) E NAZARÉ
ROCHA (CORPO BRINCANTE)

19h30: Lançamentos dos trabalhos das companhias
20h: Mesa de debate com os integrantes das companhias.

SIGA O MOVIMENTO CÊNICO NAS REDES SOCIAIS

© Copyright 2021 Movimento Cênico. Todos os Direitos Reservados.