A Rede de Dança do Ceará surge apoiada na criação de uma rede de formação em dança envolvendo grupos, instituições, artistas e agentes culturais atuantes no seguimento. Com o objetivo de levar ações voltadas para a formação de aprendizes e a integração e o aperfeiçoamento de artistas englobados pela rede, a sua atuação tem foco nas cidades de Itapajé, Quixadá, Tabuleiro do Norte e Trairi.
Os articuladores da rede em Itapajé Cleber Alves (Artista da Dança e Diretor da Cia de Dança de Itapajé) e Nazaré Rocha Cosmo (Artista da Dança e Coordenadora da Cultura do município) acolhem a cerimônia de Lançamento do Circuito Rede de Dança no município no próximo dia 27 de abril, às 18h, no Pátio da Secretaria de Educação de Itapajé.
O evento contará com a participação dos parceiros apoiadores do Rede em Itapajé: Prefeitura Municipal de Itapajé, Secretaria de Cultura, Desporto e Turismo, Secretaria de Educação, CAPEDI, Fórum de Dança de Itapajé, Conselho Brasileiro de Dança – CBDD, Enel e Cia de Dança de Itapajé.
Na ocasião, serão apresentadas as ações da Rede para os pais e estudantes atendidos no município e os aprendizes receberão o kit de aula da Escola de Dança de Itapajé.
Difusão da dança no Ceará
O Circuito Rede de Dança será lançado no intuito de contribuir para a difusão da dança no interior do estado como viés diretamente relacionado à criação e à formação. Para isso, nos quatro municípios onde será realizado - Tabuleiro do Norte, Itapajé, Quixadá e Trairi - contará com a apresentações de espetáculos das companhias, escolas e grupos de dança que integram a Rede de Dança do Ceará nas localidades.
Com realização no mês de junho, o Circuito culminará em Fortaleza com apresentação dos grupos das quatro cidades.