As inscrições para a residência em Fortaleza acontecem até o dia 15 de abril. O programa traz a equipe do diretor do Centre Coréographique National de Tours - CCNT, Thomas Lebrun.
A partir desta sexta-feira (01), coreógrafos, dançarinos e intérpretes que desenvolvam trabalhos e atuam em espetáculos para a infância e profissionais da Dança com interesse na criação de espetáculos para esse público podem se inscrever no programa Oficinas do Mundo, um intercâmbio entre Brasil e França. As inscrições para a residência de criações coreográficas com foco na infância ficarão abertas até o dia 15 de abril. Os selecionados terão oficinas com a equipe do diretor coreográfico do Centre Coréographique National de Tours - CCNT (França), Thomas Lebrun, em Fortaleza, no dia 19 de abril, no Centro Cultural Porto Dragão.
Com ampla experiência em criações artísticas voltadas para esse público-alvo, o diretor do Centre Coréographique National de Tours - CCNT (França) traz sua equipe para ministrar residências artísticas durante o mês de abril em cinco cidades brasileiras. As inscrições para a residência em Fortaleza acontecem de 01 a 15 de abril de 2022. Os interessados devem preencher o formulário no link a seguir:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScvsSlg34_EB4BkGVR-zJARo8L5w6Mb71qEA3yYsqad9saexg/viewform
Intercâmbio de experimentações
OFICINAS DO MUNDO é um conjunto de ações de qualificação e capacitação profissional em várias etapas. A primeira etapa do projeto prevê oficinas presenciais em cinco cidades do Brasil: Brasília (DF); Campo Grande (MS); Fortaleza (CE); Porto Alegre (RS) e Salvador (BA), de 19 a 28 de abril de 2022 com a equipe do coreógrafo francês Thomas Lebrun.
Na segunda etapa, serão escolhidos até 2 (dois/duas) participantes por cidade, que participarão de uma imersão com o próprio Lebrun, durante 12 dias, no Distrito Federal. Na terceira etapa, os participantes poderão ser convidados pelos diretores e curadores do MID (BSB) e/ou VIVADANÇA (BA) a apresentar o resultado de seus trabalhos como parte da programação dos festivais, em abril e maio de 2023. Os trabalhos também poderão ser convidados a compor a programação do CCNT, na França, em 2024.
As atividades formativas, supervisionadas por Thomas Lebrun, constituem o núcleo criativo deste projeto artistas da dança contemporânea francesa e brasileira que oferecem diferentes propostas de acesso à dança, a partir das vivências estéticas destas duas culturas, acreditando que a observação e o contato com outras culturas venham a dinamizar e alimentar criações artísticas locais.
Um dos principais objetivos do projeto é oferecer uma ação formativa de dança a partir de estéticas e temáticas voltadas para o público infanto-juvenil, de alto impacto e reconhecimento. Esta ação proporcionará atividades que servirão como fontes complementares de qualificação e renovação de conhecimentos para jovens coreógrafos e dançarinos, estimulando e fortalecendo a cadeia produtiva. Assim como colaborar para a formação de um novo público através de espetáculos para a infância.
A residência visa o aproveitamento e amadurecimento artístico dos criadores que têm a arte para a infância e juventude como tema. Durante o projeto, eles terão a oportunidade de desenvolver uma atividade de criação artística e intercâmbio cultural com o coreógrafo Thomas Lebrun, possibilitando trocas valiosas e estimulando a inserção profissional destes artistas no mercado de trabalho local, nacional e internacional.
Sobre as ações
A realização do programa Oficinas do Mundo é uma parceria entre o CCNT, a Embaixada da França no Brasil, o Instituto Francês, o Fundo de Apoio à Cultura do DF (FAC), VIVADANÇA e o Movimento Internacional de Dança - MID. No Ceará, o programa é realizado pela Quitanda Soluções Criativas, pela Rede de Dança do Ceará e tem apoio do Centro Cultural Porto Dragão.
Sobre Thomas Lebrun
Francês, bailarino, coreógrafo e professor. É membro titular do Centro Nacional de Dança de Pantin e Lyon e do Conservatório Nacional de Música e Dança de Paris. Em 2000 fundou a companhia Illico; é o primeiro artista associado da Vivat d'Armentières (2002-2004) e participou da Danse à Lille / Centre de Développement Chorégraphique (2005-2011). Atuou como coreógrafo para companhias no exterior, como o Ballet Nacional de Liaoning na China (2001), o Grupo Tápias no Brasil (Ano da França no Brasil em 2009), Seul (Francês Danse Korea 2012), Dançarinos da Companhia Panthera em Kazan, Rússia (France Danse Russia 2015) e da companhia Singapurense Frontier Danceland (em 2017). Desde sua nomeação como diretor do National Choreographic Centre of Tours em janeiro de 2012, Thomas Lebrun criou 11 peças coreográficas e efetuou mais de 720 apresentações compartilhadas com mais de 183.000 espectadores na França, Inglaterra, Bélgica, Brasil, Canadá, China, Coreia do Sul, Croácia, Equador, Finlândia, Itália, Japão, Hong Kong, Macau, Holanda, Peru, Rússia, Suíça, Taiwan e outros países.
SERVIÇO
Etapa 1
Período: de 19 a 28 de abril de 2022.
Fortaleza (CE) ………. 19.04
Porto Alegre (RS) …… 21.04
Brasília (DF)................. 23.04
Campo Grande (MS) …24.04
Salvador (BA)............... 28.04
Público-alvo: Preferencialmente coreógrafas e coreógrafos que desenvolvam trabalhos para a infância; dançarinos e intérpretes com atuação em espetáculos para a infância; profissionais da Dança com interesse na criação de espetáculos de dança para a infância.
Horários dos encontros: das 10h às 13h e das 14h às 17h.
Local: Centro Cultural Porto Dragão (R. Bóris, 90 - Praia de Iracema, Fortaleza - CE)
Carga horária: 6h divididas em 2 turnos
Etapa 2
Período: de 5 a 17 de setembro de 2022.
Local: Brasília (DF)
Horários dos encontros: das 10h às 13h e das 14h às 17h.
Para a segunda etapa, serão escolhidos até 2 (dois/duas) participantes por cidade (exceção de Brasília que escolherá até 10 (dez) participantes), totalizando no máximo 18 (dezoito) pessoas, que participarão de uma imersão com Thomas Lebrun, durante doze dias, no Distrito Federal. O projeto contempla os selecionados com hospedagem e alimentação. Entre a segunda e terceira etapas os participantes terão encontros virtuais com Thomas Lebrun.
Etapa 3
Período: abril e maio de 2023.
Locais: Brasília (DF) e Salvador (BA)
Os participantes poderão ser convidados pelos diretores e curadores do MID e/ou VIVADANÇA a apresentar o resultado de seus trabalhos, sejam eles espetáculos ou cenas curtas ou mesmo o processo de criação, como parte da programação dos festivais, em abril e maio de 2023.